Estão abertas as candidaturas para o programa de Bolsas de Estudo da Mozal 2025 e de Preparação para Exames de Admissão. Temos disponíveis 120 bolsas de estudo para jovens moçambicanos de todo o país, distribuídas da seguinte forma:
80 bolsas de estudo para raparigas de Boane e Matola no Ensino Técnico Profissional nos Institutos Industrial e de Computação Armando Emílio Guebuza e no Instituto Industrial e Comercial da Matola;
20 bolsas de estudo para raparigas de Boane e Matola em cursos de Engenharia na Universidade Eduardo Mondlane;
5 bolsas de estudo para rapazes de Boane e Matola em cursos de Engenharia na Universidade Eduardo Mondlane;
10 bolsas de estudo para cada uma das províncias (Maputo Cidade, Gaza, Inhambane, Manica, Sofala, Tete, Zambézia, Nampula, Niassa, Cabo Delgado) em cursos de Engenharia na Universidade Eduardo Mondlane;
5 bolsas de estudo para estudantes com necessidades especiais em cursos de Letras & Ciências Sociais, Ciências Exactas e Engenharias na Universidade Eduardo Mondlane.
O programa de bolsas de estudo da Mozal foi iniciado em 2018 com o Projecto Mulher na Indústria, que visa capacitar e equipar as mulheres com as competências e ferramentas necessárias para se inserirem no sector industrial, onde a sua presença é relativamente baixa. No âmbito da sua política de inclusão e diversidade, a Mozal expandiu o programa de bolsas para incluir rapazes, pessoas com necessidades especiais e jovens de todas as províncias do país.
Desde a sua implementação, o programa de Bolsas da Mozal conta com cerca de 390 estudantes, dos quais 26 já concluíram a sua formação e 11 estão atualmente no mercado de trabalho.